Redação nota 10

A Redação, um ponto importante e muitas vezes um grande desafio para os estudantes em provas ou até para os vestibulandos. É da grande preocupação de montar uma boa redação que surgem grandes duvidas entre nós estudantes como algumas assim:

"Quais são os elementos necessários para elaborar uma boa redação para o vestibular?"
" De que forma devo redigir meu texto para que ele fique adequado ao tema proposto?"

E muitas outras duvidas que não nós deixa em paz.Vemos em matérias e explicações tanto na Internet como na TV sobre pontos que devemos prestar atenção ao construir uma boa redação, e como sabemos não é tão fácil quanto parece por isso devemos treinar até isso virar uma pratica simples.

Alguns vestibulandos cientes da importância da nota deste exame para o sucesso no vestibular, os estudantes se preocupam demais e acabam esquecendo de fazer o mais simples: escrever corretamente e com clareza.
Coordenadora de Assessoria Técnica da CESGRANRIO, uma das mais tradicionais instituições que elaboram concursos vestibulares no país, Maria de Lourdes Freire explica que a calma é essencial para a elaboração de uma boa redação. Ela ainda ensina que os vestibulandos devem estruturar as informações antes de começar a redigir seus textos. "Bastam apenas dois minutos para o estudante organizar suas idéias e escrever", diz.
No entanto, Fernando Dagnoni Prado, Diretor Acadêmico da VUNESP, entidade responsável pela elaboração dos concursos vestibulares de instituições como a UNESP (Universidade Estadual Paulista) e UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), entre outras, alerta que somente paciência não é suficiente para escrever um bom texto. Segundo ele, os alunos devem cultivar o hábito de leitura para não serem surpreendidos com os temas propostos. "Os examinadores costumam colocar temas que estão em destaque na mídia", conta.
Para facilitar a vida dos vestibulandos, a professora Elizabeth de Melo e os representantes da CESGRANRIO e VUNESP, Maria de Lourdes e Fernando Dagnoni, respectivamente, elaboraram uma lista com as principais dicas para se fazer uma boa redação para o vestibular.

 10 MANDAMENTOS PARA UMA BOA REDAÇÃO DE VESTIBULAR

• Preste atenção quanto à modalidade de texto proposto (dissertação, carta, etc)

• Leia os textos de apoio. Eles estão lá para auxiliá-lo

• Organize suas idéias. Pense antes de começar a escrever

• Jamais fuja do tema proposto

• Seja coerente e coeso. Estes são pontos fundamentais para a elaboração de uma redação

• Tenha cuidado com a gramática. Evite o uso de gírias, expressões populares e palavras estrangeiras

• Evite o uso de parágrafos muito longos.

• Fique atento à concordância verbal. Tenha o cuidado de flexionar corretamente os verbos quando usá-los no gerúndio ou no particípio

• O texto deve ter uma seqüência lógica

• Faça uma letra legível, afinal de contas não adianta nada seguir os outros conselhos e redigir seu texto com uma caligrafia impossível de ser lida


0 Response to " "

Postar um comentário