Copa do Mundo no Brasil 2014 !

Escolha das sedes


Após o anuncio do Brasil como país sede da Copa do Mundo FIFA de 2014, 22 cidades brasileiras se candidataram para receber os jogos da copa (as capitais Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife/Olinda (candidatura conjunta), Rio Branco, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo, Teresina, além da cidade de Campinas no interior do estado de São Paulo).

Após feito um laudo de diagnóstico nessas 22 cidades, três candidatas foram eliminadas, João Pessoa, Teresina e Campinas, restando então dezenove cidades para sediar as partidas da copa no Brasil. Em janeiro 2009, a cidade de Maceió desistiu, restando dezoito cidades. Inicialmente havia a candidatura conjunta de Recife com Olinda, mas o projeto do estádio foi modificado e a localização transferida para São Lourenço da Mata, com a candidatura passando a ser designada apenas como de Recife. A FIFA limita o número de cidades-sedes entre oito e dez, entretanto a organização cedeu aos pedidos da CBF e concedeu permissão para que se utilizem 12 sedes no mundial.

Dentre as 17 cidades postulantes à copa, destacou-se na avaliação preliminar da FIFA em Setembro a apresentação da cidade de São Paulo (Murumbi), uma das cidades candidatas para a abertura do torneio, junto com Belo Horizonte (Mineirão) e Brasília (Mané Garrincha). Apesar das críticas internas feitas ao projeto da cidade do Rio de Janeiro, é consenso que a cidade deve sediar a final, tornando o Maracanã, o segundo estádio do mundo a receber duas finais de copas, após o Estádio Azteca, na Cidade do México.
 
Durantes os meses de janeiro e fevereiro de 2009, uma comissão da FIFA visitou todas as cidades candidatas. A divulgação da lista com as cidades escolhidas seria anunciada em 20 de março de 2009, porém a Fifa só fez o anuncio em 31 de maio de 2009.

No dia 31 de maio de 2009 foram anunciadas as sedes oficiais da copa do mundo. A lista anunciou as doze cidades listadas abaixo, ficando de fora as candidaturas de Belém, Campo Grande, Florianópolis, Goiânia e Rio Branco No dia 16 de junho de 2010, o Morumbi foi excluído do projeto pois o Comitê da Cidade de São Paulo não entregou as garantias financeiras referentes ao projeto do estádio ao Comitê Organizador Local da Copa.

0 Response to "Copa do Mundo no Brasil 2014 !"

Postar um comentário