Enchentes



Vou falar um pouco sobre algo que aconteceu muito no Brasil: as enchentes.
Mas o que seria exatamente uma enchente? As enchentes são calamidades naturais ou não que ocorrem quando um leito natural recebe um volume de água superior ao que pode comportar resultando em transbordamentos. Pode ocorrer em lagos, rios, córregos, mares e oceanos devido a chuvas fortes e contínuas. Em áreas rurais ocorre com menos freqüência, pois o solo bem como a vegetação se compromete a fazer a evacuação da água pela sucção da mesma provocando menores prejuízos. Normalmente ocorre com menos força não atingindo consideráveis alturas que provocariam a perda de alimentos armazenados, de máquinas e outros objetos. Já nas áreas urbanas, ocorre com maior freqüência e força trazendo grandes prejuízos. Acontece pela interferência humana deixando assim de ser uma calamidade natural. A interferência humana ocorre em vários estágios começando pela fundação de cidades em limites de rios, pelas alterações realizadas em bacias hidrográficas, pelas construções mal projetadas de diques, bueiros e outros responsáveis pela evacuação das águas e ainda pelo depósito errôneo de lixo em vias públicas que com a força das águas são arrastados causando o entupimento dos locais de saída de água.
E a enchente que teve no Rio de Janeiro dia 7 de Abril de 2010 está entre as 5 mais fatais já acontecidas!
"Segundo o último boletim do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, divulgado às 17h, 120 pessoas teriam morrido em decorrência das chuvas que tiveram início na última segunda-feira. O número de pessoas desaparecidas não foi divulgado.
Segundo levantamentos preliminares do Centro de Pesquisas de Epidemiologia dos Desastres (Cred, na sigla em inglês), feitos a pedido da BBC Brasil, as outras três enchentes que mais mataram pessoas nos últimos 12 meses aconteceram na Índia e na Arábia Saudita.
O Cred, sediado na Bélgica, coleta dados sobre catástrofes há 30 anos e fornece estatísticas para pesquisadores de todo o mundo.
O pior incidente aconteceu na Índia, onde as chuvas de monções em julho do ano passado em diversas partes do país deixaram 992 pessoas mortas. Em setembro, outras 300 pessoas morreram, também em inundações na Índia.
A lista é seguida por inundações na Arábia Saudita, em novembro, com 163 mortos. O Rio fica à frente de Serra Leoa, onde 103 pessoas morreram devido a enchentes em agosto."
Mas há umas algumas soluções para as enchentes, que alguns especialistas apontaram:
Combate a erosão
De imediato, é preciso que se faça uma redução máxima do assoreamento das drenagens naturais e construídas por meio de rigoroso e extensivo combate à erosão do solo nas frentes de expansão metropolitana, assim como ao lançamento irregular de lixo urbano e entulho de construção civil, diz Álvaro Rodrigues dos Santos, geólogo e ex-diretor de Planejamento e Gestão do Instituto de Pesquisa e Tecnologia (IPT). Ele cita ainda a ampliação das calhas do rio.
Combate à impermeabilização
Acabar definitivamente com as enchentes, não tem como. Mas dá, sim, para amenizar o problema, afirma o professor Kokei Uehara, engenheiro hidráulico pela Escola Politécnica da USP.  Para ele, um dos pontos que precisa ser trabalhado é o aumento da permeabilidade do solo. Uehara cita, por exemplo, o uso de concreto mais poroso na pavimentação do solo. Cada centímetro que se impermeabiliza tem reflexo no escoamento da água e na consequente cheia de rios e inundações. 
Revisão de áreas ocupadas

Uma ação contínua de planejamento e de ordenamento territorial, apesar das falhas históricas, poderia prevenir algumas das tragédias ocorridas neste verão. A avaliação é do geólogo, pesquisador e diretor adjunto do Instituto Geológico (IG), vinculado à Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Paulo César Fernandes da Silva.
Os municípios tem que tomar conta do uso de seu solo e da ordenação do seu território. A ausência de planejamento é cultural. O que estamos vendo é que, onde foi registrado um problema por conta da chuva, a falta de planejamento fica mais evidente, disse.
Ação e planejamento

A Holanda é uma das regiões da Europa mais suscetíveis a enchentes, pois o país tem 26% de seu território abaixo do nível do mar. Lá, o governo trabalha há anos com um plano de reordenamento territorial, que prevê um recuo nos diques de contenção, ampliando as áreas de alagamento. 

0 Response to "Enchentes"

Postar um comentário