Malefícios causaveis pelas DROGAS.


A universidade da Beira Interior realizou um estudo em que os malefícios da droga são analisados com todo o pormenor tomando como objecto de investigação os consumidores de drogas leves e pesadas.
O estudo, acabado de publicar, e elaborado por uma equipe liderada pelo professor de Neuropsicologia Luís Maia, evidencia o facto do consumo crónico de estupefacientes, mesmo das chamadas drogas leves, provocar alterações permanentes de personalidade e deterioração das funções cognitivas.
Com efeito, e mediante o estudo desenvolvido, foi constado pela equipa de investigação que os consumidores crónicos de drogas manifestam alterações de personalidade que os tornam mais irresponsáveis, mais irritáveis, impulsivos, egocêntricos e com tendência para cometer actos ilícitos, violência familiar e comportamentos de risco.
No tocante às funções básicas da mente, como a memória, atenção, concentração, os dados são ainda preliminares, mas remetem para um 'forte indicador de prejuízo funcional nas capacidades intelectuais de toxicodependentes crónicos',
As alterações ao nível da personalidade podem ser verificadas ao fim de três a quatro anos de consumo, no caso dos adolescentes em franco desenvolvimento, ou mais tempo, no caso dos adultos com características personalísticas já bem marcadas e que iniciem o consumo de substâncias na idade adulta. Porém, a deterioração cognitiva pode ser evidenciada logo numa fase inicial de consumo, principalmente se o tipo de substâncias estiver dentro da classe das psicodislépticas, ou seja, 'capazes de produzir processos psíquicos como a desrealização, depersonalização, problemas de memória e atenção ou concentração, delírios e alucinações, entre outras', Estão dentro desta classe o MDMA (ecstasy), o LSD, a heroína e a cocaína.
O início dos efeitos sobre as funções cognitivas depende ainda do tipo de consumo, 'se ligeiro (poucas doses e em pequenas concentrações) e de forma intermitente, ou pesado (grandes quantidades e de forma contínua)', explicou Luís Maia. Para o docente, é claro que 'todas as drogas provocam um efeito nefasto sobre o cérebro e a mente humana', Mesmo as chamadas drogas leves, como a cannabis ou o haxixe. 'Se no debate sobre a despenalização das chamadas drogas leves e se nos programas de informação aos jovens todos estes dados fossem passados de forma clara e inequívoca, talvez as opiniões acerca de medidas de redução de risco como as Salas de Consumo Assistido, não fossem, por vezes, tão banalmente discutidas', considera, frisando que estes resultados estão já largamente provados no consumo pesado de bebidas alcoólicas e foi a partir deste pressuposto que o estudo sobre os estupefacientes se desenvolveu.
Wendrel N. Tamioka. 2 ano EM, vespertino.

0 Response to "Malefícios causaveis pelas DROGAS."

Postar um comentário