Animais desaparecidos.

Oi Pessoal!
Estou aqui para falar sobre um assunto importante que me interessei após assistir "Oceans" um documentario muito bom com cenas raras de animais marinhos.
Mas então voltando ao assunto que vim falar, acho que todos já ouviram falar sobre a extinção de animais mas poucos sabem sobre animais que já estão extintos pela a ação do próprio homem.
Já imaginou que nunca veremos pessoalmente em um zoologico ou em seu ambiente natural. E por mais que estudemos o que restou deles talvez nunca conheceremos caracteristicas existentes neles.E tais seres vivos servem de testemunho para mostrar como nossas ações podem ser destrutivas. Agora vou apresentar algumas espécies extintas um pouco das suas características e a causa de sua extinção.

Tigre de Bali (Panthera tigris balica)


O tigre de Bali era uma subespécie de tigre endêmica da Ilha de Bali, na Indonésia, e que vivia na área costeira da região ocidental desta. Foi extinta na década de trinta, devido à perda de habitats para agricultura e caça intensiva. Acredita-se que o último exemplar, uma fêmea adulta, foi morta em setembro de 1937, por um caçador, em Sumbar Kima, oeste de Bali.

Como não havia tigres de Bali mantidos em cativeiro, este evento extinguiu, definitivamente, este exemplar: uma das três subespécies que desapareceram nos últimos setenta anos.

Vaca marinha (Hydrodamalis gigas)

O dugongo-de-Steller, ou vaca marinha de Steller, era um mamífero herbívoro pertencente à Ordem Sirenia: a mesma dos peixes-boi e dundongos. Era uma espécie de indivíduos com corpo de pele espessa e amarronzada, com tamanho que alcançava oito metros de comprimento e seis de largura, podendo pesar até onze toneladas; com cauda em forma de meia-lua e nadadeiras semelhantes a ganchos; além de rosto pequeno, com olhos e narinas também diminutos.

Monogâmicos, tinham apenas um filhote por ninhada, com longo tempo de gestação. Locomoviam-se lentamente, viviam em grandes grupos, e se alimentavam de algas marinhas.
Esta espécie foi descoberta no ano de 1741, por um naturalista e médico russo chamado Georg Wilhelm Steller.

Após sua descoberta, as vacas marinhas passaram a ser objeto de desejo devido ao sabor de sua carne e uso de sua gordura, leite e couro. Este fator, junto à caça das lontras marinhas, que causou uma superpopulação de ouriços-do-mar, com consequente redução do número de algas marinhas, tirando seu alimento; fizeram com que vinte e sete anos fossem suficientes para que todos de sua espécie fossem exterminados pela ganância do homem, assim dando um fim a sua espécie.

Precisamos refletir não só por esses animais mas pelos outros todos que o homem extinguiu diretamente ou indiretamente, antes mesmo do homem habitar a esse pequeno planeta a terra pertencente aos animais que ela o habitava. A terra não é só nossa como de todos os outros seres vivos também.

0 Response to "Animais desaparecidos."

Postar um comentário