33 mineiros ficam soterrados em uma mina, no Chile.





Os mineradores que permaneceram presos durante 69 dias a 700 metros de profundidade na mina San José, no norte do Chile, afirmaram que alertaram os executivos da empresa três horas antes do desmoronamento sobre o perigo que corriam. Ainda assim, não foram autorizados a sair do local.
As declarações foram feitas nesta terça-feira pelo deputado Carlos Vilches, membro da comissão que investiga o acidente. Ele afirmou que alguns dos trabalhadores resgatados estão dispostos a ratificar a acusação no Parlamento chileno. Vilches disse que Juan Illanes, um dos mineradores resgatados, relatou que nas horas prévias ao desmoronamento os trabalhadores advertiram que os rangidos de rocha na mina San José eram mais fortes do que o habitual e pediram para voltar à superfície.Conforme o relato do mineiro, o pedido foi negado pelo gerente de operações da mina, Carlos Pinilla. "Todos sabiam do risco, mas esses senhores atuavam com indiferença. O razoável era tirá-los de lá", acrescentou Vilches. A versão de Illanes foi confirmada por seus companheiros Jimmy Sánchez e Omar Reygadas. "Pinilla sabia muito bem o que acontecia na mina, ele não pode negar. Fazia vários dias que estava rangendo", disse Reygadas.O mineiro se prontificou a repetir seu relato em qualquer lugar: "Eu me apresentarei diante da comissão investigadora. É meu dever". Cristián Barra, o assessor do Ministério do Interior que esteve na mina durante todo o resgate, concordou que havia sinais que antecipavam o acidente. "A opinião dos especialistas é que isto não ocorreu de um minuto para o outro", explicou ao jornal chileno 
La Tercera.
E depois quando falamos que esses caras só pensam no dinheiro... os empresários só queriam que a mina estivesse pronta para usufruir e ganhar muito dinheiro. Mas quando você escuta seus mineiros dizendo que "estão em perigo, o melhor é sairmos e esperar", para os empresários converte para "a mina vai demorar muito para estar pronta, e você vai perder muito dinheiro". Mas graças a Deus, os 33 mineiros foram resgatados, e embaixo você confere uma matéria.

Em 5 de agosto, um desmoronamento na mina San José, em Copiapó, deixou 33 trabalhadores presos em uma galeria a quase 700 m de profundidade. Após 17 dias, as equipes de resgate conseguiram contato com o grupo e descobriram que estavam todos vivos por meio de um bilhete enviado à superfície. A partir daí, começou a operação para retirá-los da mina em segurança.
A escavação do duto que alcançou os mineiros durou 33 dias. O processo terminou no sábado, quando os martelos das perfuradoras chegaram até o abrigo onde eles estavam. Concluída esta etapa, as equipes de resgate decidiram revestir o duto - ainda que parcialmente - para aumentar a segurança antes de retirá-los. Este trabalho terminou no domingo pela manhã.
Depois de muitos testes, o esforço final de resgate teve início às 23h19 de terça-feira, 12 de outubro, quando a cápsula desceu pela primeira vez ao refúgio dos mineiros carregando o socorrista Manuel González - e durou menos de 24 horas. Os trabalhos terminaram às 21h55 da quarta-feira, dia 13. Os mineiros saíram um a um, por meio de uma estreita cápsula, numa operação realizada sem contratempos e com êxito total, marcada pelo modo particular como cada um reagiu ao retornar à superfície e pelo ambiente de comoção nacional e internacional gerado pelo esforço em salvar os trabalhadores. A missão durou pouco menos da metade do tempo estimado pelas autoridades, que era de 48 horas.
Os trabalhadores foram içados dentro da cápsula Fênix II, que tem 53 cm de diâmetro. Durante todo o percurso de subida, eles tinham suas condições de saúde monitoradas, usaram tubos de oxigênio e se comunicaram com as equipes da superfície por meio de microfones instalados nos capacetes.

0 Response to "33 mineiros ficam soterrados em uma mina, no Chile."

Postar um comentário