Animais desaparecidos.

Oi Pessoal!
Estou aqui para falar sobre um assunto importante que me interessei após assistir "Oceans" um documentario muito bom com cenas raras de animais marinhos.
Mas então voltando ao assunto que vim falar, acho que todos já ouviram falar sobre a extinção de animais mas poucos sabem sobre animais que já estão extintos pela a ação do próprio homem.
Já imaginou que nunca veremos pessoalmente em um zoologico ou em seu ambiente natural. E por mais que estudemos o que restou deles talvez nunca conheceremos caracteristicas existentes neles.E tais seres vivos servem de testemunho para mostrar como nossas ações podem ser destrutivas. Agora vou apresentar algumas espécies extintas um pouco das suas características e a causa de sua extinção.

Tigre de Bali (Panthera tigris balica)


O tigre de Bali era uma subespécie de tigre endêmica da Ilha de Bali, na Indonésia, e que vivia na área costeira da região ocidental desta. Foi extinta na década de trinta, devido à perda de habitats para agricultura e caça intensiva. Acredita-se que o último exemplar, uma fêmea adulta, foi morta em setembro de 1937, por um caçador, em Sumbar Kima, oeste de Bali.

Como não havia tigres de Bali mantidos em cativeiro, este evento extinguiu, definitivamente, este exemplar: uma das três subespécies que desapareceram nos últimos setenta anos.

Vaca marinha (Hydrodamalis gigas)

O dugongo-de-Steller, ou vaca marinha de Steller, era um mamífero herbívoro pertencente à Ordem Sirenia: a mesma dos peixes-boi e dundongos. Era uma espécie de indivíduos com corpo de pele espessa e amarronzada, com tamanho que alcançava oito metros de comprimento e seis de largura, podendo pesar até onze toneladas; com cauda em forma de meia-lua e nadadeiras semelhantes a ganchos; além de rosto pequeno, com olhos e narinas também diminutos.

Monogâmicos, tinham apenas um filhote por ninhada, com longo tempo de gestação. Locomoviam-se lentamente, viviam em grandes grupos, e se alimentavam de algas marinhas.
Esta espécie foi descoberta no ano de 1741, por um naturalista e médico russo chamado Georg Wilhelm Steller.

Após sua descoberta, as vacas marinhas passaram a ser objeto de desejo devido ao sabor de sua carne e uso de sua gordura, leite e couro. Este fator, junto à caça das lontras marinhas, que causou uma superpopulação de ouriços-do-mar, com consequente redução do número de algas marinhas, tirando seu alimento; fizeram com que vinte e sete anos fossem suficientes para que todos de sua espécie fossem exterminados pela ganância do homem, assim dando um fim a sua espécie.

Precisamos refletir não só por esses animais mas pelos outros todos que o homem extinguiu diretamente ou indiretamente, antes mesmo do homem habitar a esse pequeno planeta a terra pertencente aos animais que ela o habitava. A terra não é só nossa como de todos os outros seres vivos também.

Mulher 'ressuscita' na funerária.

Segunda postagem minha aqui, e espero que dessa vez eu fale sobre alguma coisa mais interessante que a postagem anterior.
Estava procurando algum assunto interessante para postar, até que achei esse aqui.
Li a manchete, fiquei surpresa (e curiosa, é claro) e vim aqui.

Dada como morta 5 horas antes, mulher 'ressuscita' em funerária na Colômbia.
Não é de se impressionar?

Durante a madrugada de terça-feira (16), uma mulher, de 45 anos, que sofria de grave problema neurológico, foi dada como morta, uma vez que os aparelhos médicos, nas quais ela estava ligada, não indicavam nenhuma pressão arterial, assim como nenhuma frequência cardíaca. Resumindo: estava morta.
O médico responsável e a enfermeira assinaram o atestado de óbito, e logo depois o corpo foi levado para a funerária, onde seria preparado para o enterro.
Para a grande surpresa de todos, quando seria aplicado o formol, a tal mulher voltou a respirar e a fazer pequenos movimentos. Surpreendente, não?
Para finalizar, ela foi internada novamente, na mesma clínica, onde está em coma. Os médicos não acham nenhuma resposta para o caso, e eles chamam isso de 'síndrome de Lázaro'.



Demorei a entender o que seria o síndrome de Lázaro, tanto que pesquisei sobre isso.
E achei sobre Catalepsia Patológica. O que é isso?
É uma doença RARA, na qual os membros do corpo ficam moles, como se estivesse morto, e a pessoa que sofre disso, pode ficar nesse estado por horas. Horrível, não?
Mas o coração e o cérebro continuam funcionando normalmente.
Essa doença RARA só tem tendência em aparecer em pessoas com problemas neurológicas, debilidade mental, histeria, alcoolismo e intoxicação.

Depois que li, pensei: 'Ahh.. descobri a causa dessa mulher'.
Mas enquanto estava digitando, lembrei: a tal mulher, não tinha nenhum sinal vital, ao contrário da Catalepsia.
Portanto, o mistério ainda continua..

Tudo em constante evolução.

É a minha primeira postagem aqui, e vim falar sobre uma coisa curiosa que acabei de ver.

Todos nós sabemos muito bem que o mundo está em constante evolução, desenvolvimento..
Enfim, tudo que imaginamos está se aprimorando.
E nesse mesmo mundo, nessa era da tecnologia, a informática está se tornando algo indispensável e cada vez mais amplo, com mais e mais variedades de sites. Um site de relacionamento que está bombando atualmente é o Twitter.


Outra coisa que sabemos muito bem, é que muitos acidentes de carros são causados por excesso de bebida alcóolica, e para evitar mais possíveis acidentes, a polícia faz um grande uso do bafômetro.
Mas, o que um assunto está relacionado ao outro?
É esse o ponto principal da postagem: até o bafômetro está se modernizando.
Agora junta o conceito de evolução, o Twitter e o bafômetro, no que resultaria?
Isso mesmo, um bafômetro que mostra o nível alcóolico no Twitter do usuário.
Esse mais novo bafômetro inventados pelos japoneses, apresentam 5 mensagens:
alegre - meio bêbado - consideravelmente bêbado - perigosamente bêbado - 'a caminho do céu'.
E para publicar o resultado no Twitter, é preciso conectar um cabo de rede.
Como eu tinha dito antes, tudo está em constante evolução.
Essa postagem parece meio esquisita, mas é só para provar que tudo está se desenvolvendo.

Por que o mar continua salgado?

Se a toda hora chegam bilhões de litros de água doce ao mar, por que ele continua salgado?


Porque os 100 bilhões de litros de água doce que desembocam diariamente dos rios são quase insignificantes comparados ao volume de água e de sais que compõem os oceanos - a evaporação na superfície marítima também ajuda a manter a salinidade constante. Para entender melhor, imagine se o 1,3 quatrilhão de litros de água dos oceanos equivalesse aos 500 mililitros de uma garrafa de água mineral. Nessa escala, seriam necessários 17,5 gramas de sal para imitar a salinidade média de 3,5% que ocorre nos oceanos, e o volume de água doce escoando diariamente para dentro da garrafa seria de apenas uma gota d’água. Em zonas costeiras, porém, esse "pequeno" volume de água doce vinda dos rios diminui a concentração de sais. "Mas em águas afastadas da costa, com profundidade abaixo de 100 metros, as correntes marítimas misturam a água doce com o enorme volume de água e de sais, fazendo com que a salinidade do oceano seja pouco alterada", explica Elisabete de Santis Braga, do Instituto Oceanográfico da USP.

- 100 bilhões de litros de água doce

- 1,3 quatrilhão de litros de água salgada

- 45,5 trilhões de toneladas de sal

*considerando o volume de 0,05 ml para uma gota d’água

Malefícios causaveis pelas DROGAS.


A universidade da Beira Interior realizou um estudo em que os malefícios da droga são analisados com todo o pormenor tomando como objecto de investigação os consumidores de drogas leves e pesadas.
O estudo, acabado de publicar, e elaborado por uma equipe liderada pelo professor de Neuropsicologia Luís Maia, evidencia o facto do consumo crónico de estupefacientes, mesmo das chamadas drogas leves, provocar alterações permanentes de personalidade e deterioração das funções cognitivas.
Com efeito, e mediante o estudo desenvolvido, foi constado pela equipa de investigação que os consumidores crónicos de drogas manifestam alterações de personalidade que os tornam mais irresponsáveis, mais irritáveis, impulsivos, egocêntricos e com tendência para cometer actos ilícitos, violência familiar e comportamentos de risco.
No tocante às funções básicas da mente, como a memória, atenção, concentração, os dados são ainda preliminares, mas remetem para um 'forte indicador de prejuízo funcional nas capacidades intelectuais de toxicodependentes crónicos',
As alterações ao nível da personalidade podem ser verificadas ao fim de três a quatro anos de consumo, no caso dos adolescentes em franco desenvolvimento, ou mais tempo, no caso dos adultos com características personalísticas já bem marcadas e que iniciem o consumo de substâncias na idade adulta. Porém, a deterioração cognitiva pode ser evidenciada logo numa fase inicial de consumo, principalmente se o tipo de substâncias estiver dentro da classe das psicodislépticas, ou seja, 'capazes de produzir processos psíquicos como a desrealização, depersonalização, problemas de memória e atenção ou concentração, delírios e alucinações, entre outras', Estão dentro desta classe o MDMA (ecstasy), o LSD, a heroína e a cocaína.
O início dos efeitos sobre as funções cognitivas depende ainda do tipo de consumo, 'se ligeiro (poucas doses e em pequenas concentrações) e de forma intermitente, ou pesado (grandes quantidades e de forma contínua)', explicou Luís Maia. Para o docente, é claro que 'todas as drogas provocam um efeito nefasto sobre o cérebro e a mente humana', Mesmo as chamadas drogas leves, como a cannabis ou o haxixe. 'Se no debate sobre a despenalização das chamadas drogas leves e se nos programas de informação aos jovens todos estes dados fossem passados de forma clara e inequívoca, talvez as opiniões acerca de medidas de redução de risco como as Salas de Consumo Assistido, não fossem, por vezes, tão banalmente discutidas', considera, frisando que estes resultados estão já largamente provados no consumo pesado de bebidas alcoólicas e foi a partir deste pressuposto que o estudo sobre os estupefacientes se desenvolveu.
Wendrel N. Tamioka. 2 ano EM, vespertino.